segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Boas vindas a 2010

Olá!

Antes de mais queria desejar um excelente ano novo, a todas as Deusas e aos nossos leitores! :o)

Depois fiz esta mensagem para vos mostrar o 1º dia deste ano, em que preparei para a família o almoço e jantar...
Éramos 11 pessoas, 10 adultos e 1 criança.

Escolhemos almoçar e jantar Leitão à Bairrada, mas tive receio que o porquinho não chegasse!

Então decidi fazer umas entradinhas para entreter os estômagos dos familiares, antes de atacarem o Leitão! hehehe

Mas em 1º lugar aqui fica a mesa de Ano Novo:
O meu prato, com o respectivo nome: (Decidi fazer estas estiquetas para sentar as pessoas com mais afinidades, umas junto das outras, para o diálogo poder fluir...)


Os chocolates, salgadinhos e frutos secos (Figos secos, Passas, Amêndoas, Pinhões, Nozes).


Este móvel ficou com as sobremesas de compra, das quais não tirei foto :(

O Bolo Rei

O Pão de Ló Húmido

A Tarte de Maçã
Eu apenas fiz, as famosas Queijadinhas de Iogurte:




E um doce da casa, à SU!


A receita é muito fácil, levam-se 4 gemas, com 1 lata de leite condensado, e a mesma cheia de leite, tudo ao lume, depois de ferver, retirar e colocar no fundo de uma taça.

Molhar palitos La Reine em café forte (ou bolacha maria).

Bater as 4 claras em castelo, com 1 pacote de Natas em chantilly, com 4 colheres de açúcar e colocar por cima de tudo:

Bom, já chega de sobremesas, passamos agora então às entradinhas preparadas por mim..

Tomatinhos com Camarão:

Fácil entrada e muito fresca e saborosa.

Retirar as sementes dos tomates cereja ou cherry.
Fazer uma mistura de ketchup e maionese, encher cada tomatinho e colocar um miolo de camarão por cima. Eu cozi o miolo de camarão em leite e piri-piri.



Cubinhos de Bacon e Queijo, mais fácil e rápido não há!


Fatias de pão de forma sem côdea, cortadas em 4 quadrados, com queijo, paio, chourição, fiambre, mortadela, e afins...



Rolinhos Mistos:

Estender massa folhada de compra, daquelas bases quadradas.

Colocar queijo fatiado, depois fiambre por cima.

Apertar bem, e enrolar.

Pincelar com gema de ovo, e levar ao forno até dourar.



Bolinhas de Melão com Presunto:

Cortar com uma colher parisiense bolinhas do melão.

Cortar o presunto em fatias, e aos quadrados.

Colocar o presunto em cima do melão, e prender com um palito.



Mini croissants variados:

Usei uma base de massa folhada redonda.

Cortei em 16 triângulos, coloquei um quadradinho de queijo, e por cima linguiça, ou fiambre, ou presunto ou chourição.

Enrolei até ao centro e pincelei com gema de ovo.

Levei ao forno até dourar.





Fiz também 2 pizzas:

Uma com queijo, fiambre, presunto, mortadela, paio e pimento verde e vermelho e cebola picada, com azeitonas por cima do queijo ralado e outra de atum, miolo de camarão, ananás, pimento verde e vermelho, cebola picada e queijo ralado.



Depois cortei as duas em quadradinhos para ser mais fácil de comer.

Fiz ainda 2 patés:

Um com Atum, ovo cozido, atum, maionese, pickles e salsa.

O outro com delícias do mar, miolo de camarão, gema de ovo cozido, maionese e salsa.

Para acompanhar os patés, utilizei tostas, gressinos integrais, e tostinhas de azeitona.

Para aproveitar as claras do ovo cozido, recheei as mesmas com os respectivos patés.

Deu apenas para 6 meios ovos, mas quem provou gostou...

Esqueci-me de tirar fotos a isto, mas podem ver como ficou nas fotos que vos mostro das entradas já na mesa.






Parece muita coisa, e além disto a minha Mamy levou fritos*(Rissóis de Camarão, de Peixe, de Carne, Pastéis de Bacalhau e Croquetes), mas não foi, apenas sobrou 4 rissóis, e a cabeça do Leitão!

Acompanhámos o bicho com salada de alface com cebola, e laranja às rodelas.


As batatas eram de pacote.

*Odeio fritar coisas quando tenho visitas em casa, por casa do cheiro.

Espero que tenham entrado neste ano com o pé direito, que EU entrei neste a ano a trabalhar e muito, no dia 1, logo pelas 8 da matina já andava eu a preparar TUDO isto! ihihihiihih

Mas quem corre por gosto, não cansa, e para mim estar na cozinha é uma terapia!

Beijocas a todas.

Ufa, que reportagem....!

10 comentários:

Catarina

Oh que mesa tão linda... mais ainda quando tem todos aqueles pitéus! Que apetite que tenho agora! De certo recebeu muitos elogios! E bem merecidos.
Bom Ano para si e para sua família. Que o ano novo lhe traga para além de todas as felicidades que desejar, a continuação desse grande empenho, gosto e imaginação para confeccionar tantos pratos variados que a todas nós delicia. A mim.. de certeza! Adoro comida. Adoro petiscos.
Um abraço.
Catarina

SU Serra

Obrigada Catarina, pela tuas palavras!

Muitas felicidades e tudo de bom neste novo ano!

Beijocas da SU!

Pipoca

Su, a tua mesa está linda! E os teus croissants aguçaram-me o apetite... possivelmente vou fazer para o meu aniversário!

SU Serra

Olá Pipoquita!

Olha os Mini Croissants e os Rolinhos Mistos foram os reis da festa, desapareceram todos! :o)

Experimenta, e vais ver que é sucesso garantido! ;)

Beijinhos de mim, para ti! ehehe

Pipoca

Serviste-os morninhos?

AndreiaA

Olá!!
Q mesa fantástica!!!
Acho q vou tirar ideias para o aniversário do meu baby!!
Bjs

SU Serra

Pipoca, sim, eu fiz TUDO de manhã, preparei as entradinhas todas de frio, e depois levei ao forno os rolinhos, os mini croissants e as pizzas, quase antes dos convidados chegarem...
Estavam morninhos sim, mas depois ao jantar ainda havia uns 2 e eu papei-os e ficam bons na mesma, se os comerem frios.

SU Serra

Olá AndreiaA!

Podes tirar ideias do que quiseres!
Foi para isso que criámos este cantinho!

Para partilhar ideias! :o)

Beijocas para ti, e para o teu baby!

Se precisares de ajuda, diz!

Paulikas

Olá Deusas,
adoro o vosso cantinho.
Fiz a receita de bolo de noz e estava deliciosa.
Beijocas e muito obrigado por serem como são.

Anónimo

Olá Deusa Su.

Como sempre receitas maravilhosas.

Obrigada pelo vosso blogue.

Beijinhos a todas as Deusas.

Margarida Reis <3

Manjar das Deusas   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP