Massada de cherne
água
sal
1 malagueta fresca de piriripi
300 g de camarão
500 g de lombos de cherne
2 cebolas
3 dentes de alho
margarina
Azeite
coentros
1 folha de louro
concentrado de tomate q.b.
2 tomates maduros
300 g de massa média (cotovelos ou conchinhas)
Ponha uma panela ao lume com água temperada com sal e a malagueta de piripiri. Quando a água estiver a ferver, introduza os camarões, deixe ferver 2 minutos e retire-os com uma escumadeira. Introduza os lombos de cherne na mesma água e deixe ferver cerca de 10 minutos.
Entretanto, descasque as cebolas e os dentes de alho e pique-os finamente. Derreta a margarina juntamente com o azeite num tacho, junte a cebola e o alho picados e deixe refogar até a cebola começar a alourar. Adicione o tomate e o concentrado de tomate e introduza um ramo de coentros atado com a folha de louro. Tape e deixe cozinhar sobre lume muito brando.
Ao mesmo tempo tire as cabeças e as cascas aos camarões. Retire o cherne com um escumadeira e junte ao caldo as cabeças e cascas dos camarões. Triture com a varinha mágica e coe atravás de um passador de rede. Junte o caldo obtido ao refogado e volte a triturar com a varinha. Se for necessário junte mais um pouco de água e deixe retomar fervura (a quantidade de líquido deve ser suficiente para cozer a massa e ficar ainda com algum caldo). Introduza a massa, rectifique o sal, mexa com um garfo e coza até estar al-dente. Enquanto isso, desfaça o peixe em lascas grandes. Junte o peixe e os camarões à massa e mexa e perfume com coentros acabados de picar.
0 comentários:
Enviar um comentário