sexta-feira, 9 de outubro de 2009

10 Dicas sobre ARROZ



1. Arroz sem Sal
Se não colocou sal no arroz e ele já estiver cozido, misture a quantidade de sal para aquela porção num copo de água e meta por cima do arroz. Leve a panela de volta ao lume até secar.

2. Arroz para vários dias
Pode preparar uma porção de arroz para vários dias, refogando-o com bastante óleo, alho picadinho ou esmagado e sal, até se soltar da panela. Depois, guarde o arroz no congelador num recipiente de plástico ou de vidro, tapado. Retire do congelador só a quantidade que vai usar e cozinhe normalmente.

3. Arroz Empapado
Para soltar o arroz empapado enxagúe em água fervente e escorra como se fosse massa.

4. Arroz Solto
Depois do arroz estar pronto, faça um furo com um garfo e coloque uma colher de sopa de vinagre, no furinho. Baixe o lume e deixe cozinhar por mais dois minutos. O arroz ficará mais soltinho.

Cinco minutos antes de terminar de cozer o arroz, coloque uma fatia de pão dentro da panela. Tape e acabe de cozinhar. O pão absorverá o excesso de água e os grãos incharão.

5. Arroz Queimado
Se o arroz queimar, coloque imediatamente a panela ainda quente e com o vapor dentro de um recipiente com água fria. Após alguns minutos o cheiro de queimado desaparecerá. Tire o arroz da panela sem raspar o fundo que queimou.

Pode também colocar a panela de arroz queimado, destapada, em cima de uma toalha molhada. O cheiro e o gosto de queimado desaparecerão.

6. Excesso de Óleo no Refogado
Se colocou muito óleo para refogar o arroz, coloque a água para cozinhar junto com algumas folhas de alface por cima. As folhas de alface absorverão o excesso de óleo.

7. Reaquecer Arroz
Para aquecer o arroz já cozido, basta colocá-lo num escorredor de massas e levar ao lume dentro de uma panela com três ou quatro dedos de água. Deixe a água da panela ferver durante alguns minutos para que o arroz fique quente e soltinho.

8. Arroz Saboroso
Experimente dar um sabor muito especial ao risoto se colocar um pouco de Cravo-da-índia no tempero.

9. Arroz Solto e Saboroso
O arroz ficará mais gostoso se depois de pronto colocar um pedaçode manteiga e misturar com um garfo.
Já para o arroz ficar mais solto e saboroso, basta pingar algumas gotas de limão no arroz enquanto está a cozer.

Se você quiser o arroz soltinho e não conseguir, quando ele estiver pronto, destape a panela e adicione uma colher de sopa de água fria. Deixe por alguns minutos, seque e veja o resultado.

10. Dica para cozer arroz
Cozinhe o arroz sempre com a panela tapada, assim ele não perde nem o sabor nem a consistência.
Estas Dicas foram retiradas de variados sites, e eu fiz uma uma pequena listinha delas... :)
A Foto é minha!

0 comentários:

Manjar das Deusas   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP