Aqui está algo que eu não comia desde que a minha avó nos deixou... adoro, como acompanhamento de um peixinho/carne grelhados.
(6 pessoas)
7 dentes de alho
orégãos q.b.
4 tomates grandes e maduros
1 pepino
1 pimento verde
6 colheres sopa azeite
5 colheres sopa vinagre vinho branco
450g pão alentejano do dia anterior
sal
Preparação:
Num almofariz, pise os dentes de alho juntamente com o sal a gosto até os reduzir a uma papa.
Passe uma terrina por água gelada e deite o preparado anterior, os óregãos, 2 dos tomates reduzidos a puré e os outros dois sem pele, nem sementes e cortados em cubinhos. Adicione ainda o pepino também cortado em pequenos cubinhos.
Numa tacinha à parte, coloque o pão cortado em quadradinhos e noutra tacinha, coloque o pimento também cortado em pequenos pedaços.
Tempere o preparado do gaspacho com o azeite e o vinagre e regue com cerca de 2,5L de água gelada. Na altura de servir, junte o pão e o pimento.
Acompanhe com peixe ou carne grelhados em vez da habitual saladinha.
Fui criada em Évora e adoro gaspacho!! e já não como há tanto tempo.... Bjks
ResponderEliminarQue saudades que este post me deixou...da minha avó e do gaspacho que ela fazia...e das migas...e da sopa de feijao com mogango...e de tanta coisa...
ResponderEliminarAi migas, Rosarinho, nem me lembres disso... outra coisa que quero fazer mas nunca mais terá o mesmo sabor. Por acaso este fim de semana fiz migas de espargos, mas quero experimentar as outras ;)
ResponderEliminarOlá, meninas. Sou a Mimocas e sigo o vosso blog sempre porque na cozinha não sou grande coisa, desenrasco-me...
ResponderEliminarMas o meu gaspacho sai sempre bem e adoro acompanha-lo com carapau pequenino ou petinga (sardinha pequena) fritos.
Eu faço é tudo aos cubinhos, não piso nada: alhos e cebola bem picadinhos, depois tomate, pepino, pimento e paio alentejano aos cubinhos pequenos. Tempero com sal, azeite, vinagre e oregãos. Água bem fresquinha nesta mistura e depois pão duro na altura de servir.
Neste Verão, quase todos os fins-de-semana tenho feito um.
Obrigada, Maria. Aí está outro excelente prato para ser acompanhado com gaspacho ;)
ResponderEliminarMImocas!!! bem vinda moça!!
ResponderEliminar