sábado, 19 de fevereiro de 2011

Bolo de Chocolate com Creme de Tiramisu

Mais uma receita que veio daqui.

300g de farinha com fermento
8 colheres de sopa de cacau em pó
350g de manteiga sem sal
100g de açúcar mascavado escuro
250g de açúcar
2 colheres de chá de fermento
6 ovos

Recheio:
5 gemas + 3 claras
100g + 50 g de açúcar
250g de mascarpone
1 cálice de Rum ou aguardente
cacau em pó para polvilhar
Licor Baileys

Preparação:

Coloque todos os ingredientes para o bolo numa taça grande e bata com a batedeira até obter uma mistura cremosa que caia facilmente de uma colher. Se achar a mistura muito rija, junte mais uma ou duas colheres de sopa de leite e volte a bater.
Coloque a mistura do bolo numa forma redonda sem buraco com cerca de 22 cm de diâmetro, previamente untada e forrada com papel vegetal.
Leve a forno quente (180ºC) durante cerca de 45 minutos ou até estar cozinhado. Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha.
Entretanto prepare o creme de tiramisu: bata as gemas com 100g de açúcar durante 5 minutos na batedeira. Acrescente depois o mascarpone e volte a bater até tudo estar incorporado.
Bata 3 claras em castelo bem firme e junte-lhes os restantes 50 g de açúcar Acrescente à mistura de mascarpone envolvendo bem e junte também o rum ou aguardente.
Para montar o bolo corte-o em 3 partes (depois de frio). Embeba cada camada em licor Bailyes e cubra com 1/3 do creme de tiramisu polvilhando com cacau em pó, Repita até terminar as camadas e leve ao frigorífico até servir.

3 comentários:

Borboleta

Que delícia.... o tiramisú deve dar um sabor fantástico!!!!

kika

Estou rendida á cobertura!! bjks

Luisa Alexandra

Mas que tentação!

Manjar das Deusas   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP