segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Doce (compota) de abóbora

Aquela abóbora já andava há uns dias lá por casa. Em cima da bancada lá estava ela, ora tombava para um lado, ora tombava para o outro....Mas desta vez eu estava decidida a não lhe dar o mesmo destino das outras que tinham vindo de vasa dos meus pais...partidas em pedaços e enfiadas em saquinhos no congelador até ao dia que iriam parar à panela da sopa.

Desta vez iria ser diferente. E no Sábado lá me aventurei a fazer o doce. A receita fui buscá-la a um velho livrinho de receitas do PD (seguramente com mais 8 anos..) à qual juntei umas dicas da minha mãe.

Ingredientes

1 Kg de abóbora partida em pedaços
1 kg de açucar
2 paus de canela
2 laranjas

Preparação:

Colocar a abóbora com o açucar e as laranjas lavadas e cortadas em rodelas numa tijela de vidro ou louça.
Deve ficar a macerar umas horas (ou até de um dia para o outro), Eu deixei cerca de 6 horas.

Depois coar a calda que se formou para um tacho, acrescentar os paus de canela e levar ao lume até ferver.
Espremer as rodelas de laranja para cima da abóbora e juntar esta à calda de açucar.

Quando a abóbora estiver bem cozida, retirar os paus de canela e triturar tudo com a varinha mágica.
Leva-se novamente ao lume até ficar em ponto estrada.

Deita-se em frascos de vidro e tapa-se com o doce bem quente.

Bom apetite!

Manjar das Deusas   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP