quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Queijo fresco caseiro

Desde pequena que me habituei a comer produtos caseiros e muito saborosos... frutas e legumes da horta, carne de porco, galinha, ovelha e cabra criados pelos avós, ir buscar os ovos à capoeira, queijos frescos de cabra, etc.
Hoje em dia apenas não tenho a possibilidade de comer carne de animais criados no campo... o meu avô já faleceu e a minha avó está num lar.. no entanto ainda tenho a possibilidade de comer frutas, legumes, ovos e alguns queijos frescos de cabra... é por isto que sou cada vez mais adepta de fazer todo o tipo de comida em casa... em prol do sabor e se puder aliar a poupança melhor!
Ontem experimentei fazer queijo fresco de vaca... o resultado foi sem dúvida um queijo cremoso, muito sabor e mais saudável...

Ingredientes:
1lt leite do dia gordo
120gr leite em pó magro
20 gotas coalho liquido

Preparação:
Num tacho misturar o leite do dia com o leite em pó. Aquecer a 37ºC (eu fiz a olho colocando o dedo). Retirar do lume e acrescentar o coalho. Mexer bem.
Deixar repousar 1h e cortar a coalhada com uma faca.
Colocar dentro de um passador e deixar soltar o soro. Encher as forminhas com o queijo e levar ao frigorifico durante 6h.

1 comentários:

Graça

A minha avó também fazia. Eu nunca fiz e tenho muitas saudades de queijo fresco caseiro.

Manjar das Deusas   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP