sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Toucinho do céu


10 ovos (8 gemas e 2 ovos)
250g amêndoa picada
450g de açúcar
2,5dl água
75g miolo de pão
1 casquinha de limão
1 pau de canela
2 c. sopa bem cheias de farinha
açúcar em pó
Leve ao lume a água e o açúcar, juntamente com o pau de canela e a casca de limão, deixe ferver durante 3 minutos. Retire a casca do limão e o pau de canela e deixe arrefecer um pouco.
Entretanto, bata as gemas e os ovos num recipiente à parte.
Junte o miolo de amêndoa e o pão ao preparado do açúcar que, entretanto, já deverá estar morno e envolva bem. Quando estiver completamente frio junte as gemas e os ovos batidos com a ajuda de um passador.
Leve novamente este preparado ao lume. Quando começar a levantar fervura, retire-o imediatamente. Reserve até que arrefeça um pouco.
Enquanto espera, unte um tabuleiro de forno (não muito grande) com margarina. Unte também uma folha de papel vegetal e polvilhe com farinha. Forre o tabuleiro com este.
Agora, com o preparado menos quente, junte as colheres de farinha e mexa muito bem. Finalmente coloque o preparado na forma, e leve-o ao forno pré-aquecido, em banho-maria, cerca de 40-45 minutos mais ou menos. Deixe arrefecer antes de desenformar. Polvilhe com açúcar em pó depois de frio.

3 comentários:

SU Serra

Ai, Pipoca, o famoso Toucinho do Céu!
E quem disse que uma Deusa, não pode elogiar outra?

Pois aqui fica o meu elogio, ao teu toucinho do céu, que todas sabem que experimentei, babei, e papei todinho, com o meu marido!

Beijinhos

Pipoca

hihih Uma Deusa pode e deve elogiar outra(s)!
Quando o estava a passar para aqui, deu-me uma saudade de o voltar a fazer (leia-se comer hihihi)... para a semana é certinho ;)

Susana

Pipoca pra semana eu e o meu pikeno vamos pra Tel... por isso faz a pensar em nós.... lol

Manjar das Deusas   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP