quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Bolachinhas de manteiga

Um carro, último modelo :) pintado inteiramente pelo meu filho .










Na passada 3ª feira, o meu filhote trouxe TPC's! :o) Tinhamos de fazer um enfeite para a árvore de Natal da escola. Escusado será dizer que fiquei aterrorizada pois não tenho jeito nenhum para trabalhos manuais. Recorri à imaginação e à cozinha e não me saí nada mal. Estas bolachinhas são um verdadeiro pecado! E 3 delas foram direitinhas para a árvore de Natal da escola!
1 ovo
200 g de açúcar
600 g de farinha
400 g de manteiga mole (atenção, não é derretida!)
1 pacote de açúcar baunilhado
Papel vegetal anti-aderente
Preparação
Misturar os ingredientes todos e amassar com a mão até se obter uma massa macia. Se necessário adicionar mais um pouco de farinha até a massa se descolar facilmente da tigela.
Estender a massa em cima de uma folha de película aderente com a ajuda de um rolo e cortar com os cortadores. Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal e colocar as bolachas.
Levar ao forno aquecido a 180º cerca de 10 minutos. Este tempo varia consoante a grossura da bolacha. As minhas estavam grossinhas.
Glacê
1 clara de ovo
250g açúcar em pó
corante
Numa tijela bater a clara de ovo com uma colher de açúcar em pó. Aos poucos adiciona-se o restante açúcar, sempre na velocidade mínima da batedeira. Bater cerca de 10 minutos até obter uma mistura lisinha e brilhante.

9 comentários:

SU Serra
Este comentário foi removido pelo autor.
SU Serra

Ai Pipoca que llliiiiiiiinnnddddaaaaaasssss ficaram as tuas bolachinhas!

Beijinhos!

a Trofa tem cozinheira

QUE LINDAASSSSSSSSSSSs

Catarina

Lindo! Mas paciência para estas “doçuras” já não tenho! Quando os miúdos ainda eram pequenos, aí sim, passávamos quase um dia inteiro a confeccioná-los! E divertiamo-nos imenso!
Bom trabalho! Valeu a pena!
Um abraço

Pipoca

Obrigada Su, Trofa e Catarina, sempre atentas ;)

Catarina é verdade que dá algum trabalho mas adorei ver a carinha dele :o)

Mae_da_Estela

Olá Pipoca
É desta que vou usar os moldes de bolachinhas que estão ali no armário por estrear. Achas que fica bem se eu amassar a massa na MFP? É que amassar massas à mão não é o meu forte.
Bjs.
mae_da_Estela

Pipoca

Olá Mãe_da_Estela. Só agora é que vi a tua mensagem. Aconselho-te a amassar à mão pois é tão simples... em 10 minutos está feito. E os programas da MFP são muito longos... (pelo menos da minha)

Mae_da_Estela

Olá Pipoca
Hoje fiz as bolachinhas, deitei tudo an MFP e seleccionei o programa amassar, mas não deixo ir até ao fim, deixo só 15 minutos e está pronto. Depois fiz os procedimentos normais. Ficaram mesmo boas, e a minha filha adorou a experiência. Desconfio que agora vai-me pedir sempre para fazer bolachinhas.

ElsaTS

Para quem quiser saber, a massa pode ser congelada que fica óptima :D Congelei em bolas enroladas em celofane, descongelei de um dia para o outro fora do frigorífico, como já não está muito calor.

Entretanto comprei cortadores e foi mais uma brincadeira das boas com a minha filha a experimentar os cortadores dos feitios todos (comprei uma caixa no Lidl com 25 formas diferentes por 4,99€ ;) )

Portanto vale a pena fazer a massa toda, que dá o mesmo trabalho que fazer metade (e também não dá para dividir um ovo), e congelar em porções. No meu tabuleiro, a receita completa dá para 4 fornadas bem aviadas!

Beijinhos!

Elsa

Manjar das Deusas   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP