terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Lombo de vaca no forno com molho de foie gras

8 dentes de alho
Margarina q.b.
1 kg de lombo de vaca
sal
mistura de 5 pimentas acabadas de moer
2 colheres de sopa de óregãos
1 cálice de vinho da Madeira

Preparação
Pique os dentes de alho finamente e aloure ligeiramente num tacho com a margarina.
Junte o lombo de vaca e aloure de todos os lados, sobre lume forte. Retire o lombo para um pirex, tempere com sal e a mistura de pimentas, polvilhe com os orégãos e regue com a gordura em que salteou a carne e o vinho da Madeira. Leve a carne a assar em forno moderado (200° C) até a carne estar mais ou menos passada, conforme o gosto.
Eu gosto de me regular pelo termómetro de carne. É um utensílio que não dispenso, na preparação de carne de vaca.

Molho de foie gras

200g de foie gras em cubos
200 ml natas frescas
1 copo de vinho do Porto
Sal q.b.
Maizena q.b.

Coloque os cubos de foie gras num tachinho pequeno e deixe derreter ligeiramente. Adicionar o vinho e deixar evaporar. Acrescentar as natas e ferver por 2 minutos.

Se achar o molho demasiado liquido, pode adicionar um bocadinho de maizena e levar ao lume para engrossar. Se criar grumos não se atrapalhe :) Basta ligar o triturador e já está ;)

2 comentários:

Rosarinho

Como sou uma copiona da minha chefa vou fazer este nos meus anos...vá vou confessar é no dia 1 e vai haver festa...e eu não gosto de fazer anos....mas queria fazer um jantar especial e muito janota ;)

Pipoca

LOL Só tu para me fazeres rir!
Foi a carne do jantar de fim-de-ano. Eu adoro!

Manjar das Deusas   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP