terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Tronco de fruta

Este foi um dos doces de Natal. Todos adorámos, é uma torta muito fofinha e o "toque" do merengue torna-a uma delícia.

Torta
3 gemas
3 ovos
125g açúcar
60g farinha com fermento
manteiga e açúcar q.b.
Creme
150g açúcar
0,7dl água
1c. chá manteiga
5 gemas
(Dica prática: compre ovos moles do supermercado e substitua pelo creme)
Recheio
150g fruta cristalizada picada
Cobertura
5 claras
10c. sopa açúcar
Ligue o forno a 180º. Forre um tabuleiro com papel vegetal e unte-o com manteiga. Prepare a torta; bata as gemas com os ovos e o açúcar até obter uma mistura fofa e esbranquiçada. Peneire a farinha e envolva-a delicadamente na massa.
Coloque-a no tabuleiro e alise com uma espátula. Leve a meio do forno a cozer por 10/12 minutos. Retire a massa e vire sobre um pano polvilhado com açúcar. Deixe-a arrefecer e descole cuidadosamente o papel vegetal.
Faça o creme: Leve um tacho a lume brando com o açúcar e a água e deixe ferver por 2 minutos; adicione a manteiga. Numa tigela, ccoloque as gemas e mexa-as um pouco. Com uma concha, adicione um pouco da calda do açúcar e envolva bem. Coloque tudo no tacho que tem a restante calda e leve novamente ao lume, mexendo sempre até ferver. Retire e deixe arrefecer.
Disponha o creme sobre a massa e espalhe a fruta cristalizada por cima (a meu ver dispenso a fruta, mas o meu marido não... é uma questão de gosto pessoal). Enrole cuidadosamente com a ajuda do pano, até obter uma torta.
Bata as claras em castelo, junte-lhes o açúcar e bata mais um pouco. Barre a torta com este merengue e coloque o restante num saco de pasteleiro com boquilha lisa. Decore o tronco. Leve ao lume até gratinar.

2 comentários:

Patrícia Nascimento

Que troco mais lindo...muito original! O sabor não duvido...deve ser óptimo!

Bjinhos

Pipoca

Obrigada Patrícia, é mesmo uma delícia. E torna-se ainda mais guloso por ser tão fofinho :)

Manjar das Deusas   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP