quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Brownie com queijo creme

Quando tenho tempo, gosto de espreitar outras cozinhas. Desta vez, andava à procura de brownies e vim aqui parar. Que maravilha!

113g manteiga sem sal
114g chocolate culinária (usei Pantagruel)
250g açúcar
1 c. chá extrato baunilha
2 ovos grandes
70 g farinha
1 pitadinha de sal

Para a camada de queijo
225g queijo creme (usei Philadelphia)
65g açúcar
1 c. chá extrato de baunilha
1 ovo grande

Pré aqueça o forno a 160º com a prateleira no meio do forno.
Forre um tabuleiro de 23x23 com papel de alumínio. deixando 2 "abas" de fora.
Derreta o chocolate com a manteiga (faço esta operação no microondas a 350 e de minuto a minuto mexo bem). Adicione o açúcar e a baunilha. Junte os ovos um a um, mexendo bem com a colher de pau. Adicione a farinha e a pitada de sal. Retire um pouco desta mistura para uma chávena (cerca de 1/4) e coloque o restante na forma. Alise bem.
Bata o queijo creme até estar bem cremoso e adicione o açúcar, a baunilha e o ovo. Continue a bater por cerca de 5 minutos ou até estar bem cremoso e sem qualquer grumo.
Espalhe sobre a camada de chocolate. Com o restante chocolate reservado, espalhe sobre o queijo creme em pequenas nozinhas e faça efeitos de 2 cores com a ajuda de um garfo/faca.
Leve ao forno cerca de 40 mintutos ou até a massa se começar a despegar das paredes do tabuleiro. Deixe arrefecer sobre uma grelha e leve ao frigorífico pelo menos umas 5h.
Sirva acompanhado de uma bola de gelado.

P.S. Não se deixem levar pelo título... quem não gostar de queijo em doces ou mesmo sem ser em doces. Tinha uma convidada (a minha mana) que comeu e repetiu e não gosta de doces com queijo! Nem quero imaginar se gostasse :P Obviamente que só teve conhecimento da presença do queijinho depois de já ter elogiado o doce :))

2 comentários:

Patrícia Nascimento

Estão tãoooo deliciosos!!!
Adoro...também já fiz uma receita muito parecida com esta...e adorei.
Bjinhos

Pipoca

Já lá fui espreitar a tua receita. Que bom aspecto! A próxima vez que fizer brownie já sei ;)

Manjar das Deusas   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP