terça-feira, 2 de março de 2010

Sericaia








Ingredientes:

6 ovos
750 gr de leite
70 gr de farinha
200 gr de açucar
1 pau de canela
Casaca de limão

Colocar a borboleta na bimby e bater as gemas com o açucar e a casca de limão, 5 minutos, velocidade 3.
Juntar o leite, o pau de canela, e a farinha e programe 10 minutos, temperatura 90, velocidade 3.
Fica com a consistencia de um creme. Retira-se da bimby e deixa-se arrefecer um pouco.
Lava-se mt bem a bimby e batem-se as claras 6 minutos, velocidade 3/4 e depois misture muito cuidadosamente com o creme.
Coloque num prato grande de barro ás colheradas grandes e desncontradas, do centro para os bordos.
Polvilhe com canela em pó e leve ao forno pré aquecido a180 graus.
Passados 10 minutos abre-se o forno e sem retirar o doce do seu interior e com a ajuda de uma colher quebra-se a crosta formada pela canela e desenha-se um circulo ao centro e abrem-se rachas do circulo ate ao bordo( umas 4 ou 5).
Quando o sericaia começa a abrir baixa-se a temperatura para 150 graus.
É normal depois de sair do forno abater o volume como os pães de ló.
Acompanha-se com ameixa em calda de elvas que jápode ser encontrada nas grandes superficies.

Versão tradicional

Levar ao lume, a ferver, o leite juntamente com a casca de limão, o pau de canela.
Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco.
Entretanto, bater muito bem as gemas com o açúcar até obter um creme fofo.
Em seguida, dissolva a farinha no leite fervido, junte o creme de gemas e açúcar e, mexendo sempre, engrossar sobre lume brando. Retirar do lume, tirar a casca de limão e o pau de canela, e deixar arrefecer.
Bater as claras em castelo bem firme e incorporar, cuidadosamente, no preparado anterior, que deverá estar frio ou ligeiramente morno.
Deitar o creme num prato de barro fundo e bem largo.
Polvilhar abundantemente com canela e levar a cozer no forno pré aquecido a 180 graus.
Passados 10 minutos abre-se o forno e sem retirar o doce do seu interior e com a ajuda de uma colher quebra-se a crosta formada pela canela e desenha-se um circulo ao centro e abrem-se rachas do circulo ate ao bordo( umas 4 ou 5).
Quando o sericaia começa a abrir baixa-se a temperatura para 150 graus.
É normal depois de sair do forno abater o volume como os pães de ló.
Acompanha-se com ameixa em calda de elvas que jápode ser encontrada nas grandes superficies.


11 comentários:

SU Serra

Obrigada Rosarinho pela receita mais aguardada do PB.... ehehehhe

Vou fazê-la assim que puder. ;)

Beijos

Rosarinho

Então vá miga força nisso. :)

Teresa

Tem um aspecto delicioso! Há mts receitas de sericaia, mas esta tenho que experimentar! Bjinhos!

Marilia Medeiros

Já estou a salivar... parece-me muito bem. Vou registar :)

Smsn-artes e ideias

que delicia!!!!!

PratosdaBela

A minha mãe ama sericaia, mas ama mesmo...
Jnihos ofos

Rosarinho

Pois eu tb amoooooo sericaia...é mais forte que eu!!!!

Pipoca

Rosarinho, quero ver se mude a minha opinião em relação à sericaia e tu vais ser a responsável por isso :)

Anónimo

Esta é mesmo pra eu fazer e provar!
Já ouvi falar tantas vezes e nunca comi, mas agora não tenho desculpa...tenho de fazer! Obrigada pela receita!

Luisa Alexandra

Já consegui que me aparecesse esta caixa para comentar!!! Finalmente. Tenho que abrir o vosso blog sem ter um post específico escolhido, e só depois posso clicar nos comentários para me aparecer esta caixa.
Deve ser pelo facto de eu usar macintosh.
O que importa é que já descobri o truque!

Esta sericaia está com um aspecto mesmo apetitoso, gostei imenso!

Beijinho a todas.

Rosarinho

Obrigada a todas pelos elogios e espero que experimentem esta maravilha da minha região ;)
Como devem ter percebido eu fiz num pirex em vez de ser em prato de barro e até não me sai mal!
Como algumas sabem por aqui onde estou, não encontro pratos de barro..então inventei, e correu bem!

Manjar das Deusas   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP