domingo, 3 de outubro de 2010

Bobó de camarão

Esta é uma receita feita já há uns 2 anos, por isso não sei a fonte... de qualquer das formas, gostei tanto, que acho que deveria figurar aqui.

750g de camarão
500g de raiz de mandioca
1 cebola picada
4 c. sopa de óleo
3 tomates pelados
1 c. sopa de polpa de tomate
3 c. sopa de coentros picados
3dl de leite de côco
2 c. sopa óleo de palma
pimenta
sal

Preparação:

Coze-se o camarão em água com algum sal e piri-piri. Escorre-se e deixa-se arrefecer. Descasca-se o camarão, mas reservam-se as cascas e cabeças.

Descasca-se a mandioca, rejeitam-se as partes muito fibrosas e corta-se em cubos. Coze-se em água e sal. Escorre-se, mas aproveita-se a água.

Liquefazem-se as cascas do camarão com as cabeças às quais já foram tirados os olhos (corta-se com a tesoura a extremidade da cabeça) na água de cozedura da mandioca, com a varinha mágica. Filtra-se o caldo.

Com a varinha mágica, reduz-se a puré a mandioca com 2 chávenas do caldo obtido anteriormente. Reserva-se.

Pica-se a cebola e leva-se ao lume com o óleo. Deixa-se alourar ligeiramente e acrescenta-se o tomate pelado, cortado. Deixa-se refogar. Acrescentam-se os camarões, e os coentros picados. Baixa-se o lume e cozinha-se alguns minutos com a tampa. Junta-se o puré da mandioca, o leite de côco e o óleo de palma e mexe-se. Rectifica-se de sal, pois o puré tinha a água da cozedura já com sal, acrescenta-se a pimenta e deixa-se ferver uns minutos.

Serve-se bem quente acompanhado com arroz branco.

É importante que o bobó esteja bem quente para ser servido e degustado com cremosidade, pois a mandioca pode espessar muito.

0 comentários:

Manjar das Deusas   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP