sábado, 10 de abril de 2010

Pudim Molotoff

Antes de mais, quero agradecer toda a ajuda disponibilizada pela Flôr de Lótus, foi no seu blog que me inspirei para fazer o meu 1º Molotoff. :o)
Espreitem aqui o blog da Flôr...

E vamos lá à receita!

Ingredientes:
7 Claras de Ovo
7 c. de sopa de Açúcar
Caramelo Líquido q.b.

Esta receita pode ser feita com o nº de claras que quiser, basta fazer a equivalência de 1 colher de sopa, de açúcar por cada clara!
Preparação:
Começar por ligar o forno a 190º
Coloquei uma taça com água, no forno para aquecer, para o banho-maria.
Depois separar as gemas das claras:
Existem Molotoff''s cobertos com doce de ovos, feito com as gemas, mas neste caso as gemas são para um Pão de Ló Húmido. ;)

Bater bem as claras, em castelo:

Depois de levantarem um pouco (se tiver dificuldade deite uma pitada de sal!), coloque as colheres de açúcar uma a uma, sem deixar de bater:

Enquanto a batedeira trabalha, podemos untar a forma com o caramelo líquido.
Eu usei de compra, e é bastante complicado untar bem as paredes da forma, por isso decidi utilizar uma luva, para untar melhor e não ficar com a mão caramelizada! ehhehehe

Depois de bem misturadas as claras com o açúcar é tempo de dar uma cor ao molotoff, eu coloquei a olho, e fui vendo a cor desejada:

Bater muito bem as claras, para que fiquem bem presas e fofas:

Com a forma já untada, colocar às colheradas, as claras:

Alisar por cima, e agora existem duas situações, ou se bate com a forma para que o preparado abata, e fique sem buracos, de modo a ficar um pudim lisinho, ou se pressiona apenas com uma espátula, alisa-se por cima, e já está!
Eu como gosto dos molotoff "esburacados", não bati com a forma! ;)

Leva-se ao forno em banho-maria, que neste momento já estará a água quentinha, e deixa-se por 10 minutos.
Nem mais, nem menos, para as 7 claras, deixei apenas 10 minutos.
Depois desse tempo, desligar o forno, e deixar lá dentro a forma, sem nunca abrir o forno, até que ele fique frio.
Eu sei que a ansiedade e a vontade de comer é muita mas temos que esperar que tudo arrefeça, senão ele abate.
O meu ficou tostadinho q.b. :

Depois basta virar para um prato, de preferência fundo, por causa do caramelo.
Eu tive alguma dificuldade em desenformar, ajudei com uma faca para o soltar das paredes, mas nada de mais....

Aqui fica uma fatia, para vos deixar água na boca!
Simplesmente maravilhoso, ficou com uma textura muito boa! :0)

4 comentários:

Anónimo

Adoro um molotov esburacado.
É bem simples e explicas bem como se faz.
Acho que vou experimentar...

Obrigada SU

Bjos da Odete.

Rosarinho

Muito bom como sempre!!
Beijoca Su :)

sabor e saberes

Eu adoro molotof mas foi coisa que nunca fiz.
Ficou lindo. bjs

SU Serra

Obrigada a todas!

Odete, conta-nos como saiu... :0)

Rosarinho, obrigada Deusa amiga!

Sabor e saberes, experimenta! ;)

Beijocas

Manjar das Deusas   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP